Enviar cópia dessa mensagem para meu e-mail.

Classificação fiscal de mercadorias

Modalidade

Curta Duração

Objetivo

Neste curso você irá aprender os principais aspectos relacionados à classificação fiscal de mercadorias no comércio exterior. Entenderá a estrutura do Sistema Harmonizado de Designação e Codificação de Mercadorias e seus desdobramentos no âmbito da Nomenclatura Comum do Mercosul. Compreenderá as regras gerais de interpretação do sistema harmonizado e as regras complementares do Mercosul. Além disso, conhecerá o processo de consulta

Público-alvo

empresas exportadoras, importadoras, estudantes de comex

Pré-requisitos

conhecimentos básicos em comex

Conteúdo programático

  • Histórico do Sistema Internacional de Classificação e Codificação de Mercadorias – Evolução dos Acordos Internacionais - Sistema de nomenclaturas no Brasil
  • Nomenclaturas Vigentes no Comércio Exterior Brasileiro – Sistema Harmonizado (SH) - Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM/SH) - Nomenclatura da Associação Latino- Americana de Integração (Naladi/SH) - Nomenclatura de Valor Aduaneiro e Estatística
  • Estrutura das nomenclaturas - Estrutura da NCM - Relação entre Estrutura SH e NCM
  • Regras para a classificação de mercadorias - Regras gerais para interpretação do sistema harmonizado (1 a 6) – Regras complementares do Mercosul (1 e 2)
  • Enquadramento e identificação do tratamento administrativo, tributário e acordos internacionais
  • Processo de consulta: petição, solução e efeitos
  • Multas por erro de classificação - na importação - na exportação
  • Catálogo de produtos
  • Exercícios práticos

Dias de aula

15 e 16 de março.

Horário

15h às 18h, horário de Brasília, terça e quarta

Local

EAD Ao Vivo

Carga horária

6h/a

Investimento

3x de R$ 73,33

Facilitador

Fábio Verruck

Pós-Doutor em Tecnologia da Informação na École de Technologie Supérieure (ETS), de Montréal. Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com período sanduíche na University of British Columbia (UBC), em Vancouver. Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Especialista em Estratégias de Marketing pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Tem formação como Despachante Aduaneiro pela Abracomex e Analista de Importação pela Aduaneiras. Atualmente é professor e pesquisador da Universidade de Caxias do Sul, onde atuou como coordenador do curso de Comércio Internacional no período de 2010 a 2020. Tem experiência na área de Administração e Negócios Internacionais, com atuação nas disciplinas de Processo de Importação, Internacionalização de Empresas e Negociação e Diplomacia (ministrada em inglês)

Estudantes têm 20% de desconto mediante comprovação de vínculo com alguma universidade. Clique aqui e saiba mais!
CIN - Centro Internacional de Negócios | CNPJ: 07.264.385/0001-43
Av. Barão de Studart, 1980 - Anexo Térreo - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
Política de Privacidade & Copyright