A saída dos EUA do Acordo de Paris

Diminui o tamanho do texto Aumenta o tamanho do texto
conteudo

O Acordo de Paris tem como objetivo assegurar o aquecimento global bem abaixo de 2°C até o fim do século e visa limitar esse aumento até 1.5°C.

Logo após seu primeiro discurso como presidente dos Estados Unidos, Donald Trump assinou o decreto que retira os EUA do Acordo de Paris.

Não custa nada informar que ainda em seu primeiro mandato, o presidente dos Estados Unidos já havia declarado a saída do acordo e revogado mais de 100 regras ambientais. Para ele, a referida agenda climática, além de prejudicar a maior economia do mundo, ela beneficia outras nações às custas do país norte-americano.

O Acordo de Paris tem como objetivo assegurar o aquecimento global bem abaixo de 2°C até o fim do século e visa limitar esse aumento até 1.5°C. É válido citar que no ano anterior a temperatura média global aumentou 1,6ºC em relação aos níveis pré-industriais.

Para especialistas e ambientalistas, as diretrizes dos Estados Unidos impactam diretamente e significativamente o conflito mundial em relação a pauta sobre as mudanças climáticas. Os Estados Unidos é não somente a maior economia do mundo como também a segunda nação com maior emissão de gases de efeito estufa.

A expectativa é que o país não “atrapalhe” e desmotive as negociações e que não cause reação semelhante para outras nações do mundo. Equipes climáticas de alguns países conseguem inclusive “enxergar” benefícios, já que, historicamente, os Estados Unidos não se comprometeram de maneira efetiva com as negociações climáticas internacionais.

Ana Karina Frota, Presidente do Conselho de Relações Internacionais da Fiec, Gerente do Centro Internacional de Negócios. Mestre em Ciência Política pela Universidade Clássica de Lisboa / Universidade de Brasília. Pós-Graduação em Comércio Exterior pela Universidade Católica de Brasília. Membro da Diretoria Regional do Wista, Articulista do Jornal O Povo.

Fonte: O POVO

Edições Anteriores
Cotações
Moeda Cotação  Data 
Dolar  5,82 04/02
Euro 6,01 04/02
 
Risco País (CDS) Data 
Brasil 

174.78

04/02

 

O Mailclipping Comex é um newsletter que se restringe à coleta e divulgação de notícias sobre comércio exterior. O conteúdo das notícias é de inteira responsabilidade de seus autores. O Mailclipping Comex não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações. Se estiver interessado no recebimento das nossas informações cadastre-se aqui. Para enviar críticas, sugestões, releases, contatos comerciais, comentários sobre o serviço ou mesmo exclusão, clique aqui.
logo cin logo FIEC Siga-nos nas redes sociais
Facebook Icon Instagram Icon Linkedin Icon
©2025 Mailclipping ComEx. Todos os direitos reservados. imprensa@sfiec.org.br