Missão empresarial busca fortalecer comércio e cooperação entre Brasil e África
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Promovida pela ApexBrasil, Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Agricultura e Pecuária, iniciativa reúne mais de 40 empresas brasileiras O aprofundamento das relações econômicas do Brasil com o continente africano é uma das prioridades do atual governo. Para iniciar as ações de promoção comercial e de cooperação de 2025, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizam, de 27 de janeiro a 07 de fevereiro, Missão Empresarial à África Ocidental. O objetivo é fortalecer as relações do Brasil com Nigéria, Gana, Costa do Marfim e Senegal.
Como afirma o Embaixador Alex Giacomelli, diretor do Departamento de Promoção Comercial, Investimentos e Agricultura do Ministério das Relações Exteriores, “esta missão demonstra a importância que a diplomacia brasileira atribui à África. Um passo essencial na política de incrementar o comércio e os investimentos com o continente foi dado em junho de 2023, em Johanesburgo, quando reunimos os Setores de Promoção Comercial (SECOMS) e de Ciência e Tecnologia (SECTECs), além das adidâncias agrícolas das embaixadas do Brasil na África.
A Missão à África Ocidental se insere na estratégia de reaproximação comercial do Brasil do continente, definida no Encontro dos Setores de Promoção Comercial (SECOMS) das embaixadas do Brasil na África.
O primeiro passo foi dado com o Fórum Empresarial Angola-Brasil, realizado durante a visita de Estado do presidente Lula a Angola. Já em 2024, a ApexBrasil, em parceria com as agências de promoção comercial de Angola (AIPEX), África do Sul (DTIC), Moçambique (APIEX) e Tanzânia (TanTrade), realizou a Missão Brasil-Africa Solutions, que movimentou R$104,8 milhões em negócios para empresas brasileiras, somando as vendas imediatas e as esperadas para os 12 meses subsequentes. “Em 2024, também voltamos a marcar presença nos grandes eventos comerciais africanos. Com a participação na Africa´s Big 7, na 39ª Feira Internacional de Luanda (FILDA) e na 59ª Feira Internacional de Moçambique (FACIM), retomamos as ações para o Sul da África. Em 2025, além de manter nossa atuação nessa região, teremos ações para as demais, sendo a primeira a Missão à África Ocidental”, concluiu Ana Paula Repezza.
Comércio com a África Segundo estudo da Inteligência de Mercado da ApexBrasil, a África apresenta mais de 6 mil oportunidades para produtos brasileiros, com destaque para produtos alimentícios e máquinas e equipamentos de transporte. Nigéria, Gana, Costa do Marfim e Senegal, países que receberão as mais de 40 empresas brasileiras durante a Missão à África Ocidental, somam 740 oportunidades.
Nossa reaproximação com a África é baseada em dados e análises de inteligência. Na região, a exemplo do mundo, vemos uma concentração grande das exportações brasileiras em poucos mercados. Egito, Nigéria, África do Sul, Argélia e Marrocos somam mais de 60% de nossas exportações. Precisamos diversificar os destinos de nossas exportações e agregar valor a elas. Por isso, a Missão à África Ocidental é muito relevante. Fonte: ApexBrasil |
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