Empresário cearense compartilha experiências sobre o Vale do Silício
O Vale do Silício é o maior polo industrial que existe, casa das principais empresas estabelecidas no mundo dos negócios e solo fértil para o surgimento de diversas startups. Com o objetivo de apresentar a empresários as oportunidades que este espaço pode oferecer para suas empresas, o Centro Internacional de Negócios da FIEC promoveu a palestra “Vale do Silício: A experiência de um cearense no vale da tecnologia e inovação” nesta quinta-feira, 25/5, na Casa da Indústria. O palestrante foi o empreendedor de novas tecnologias, Fabiano Távora.
Na ocasião, foram apresentadas informações sobre o Vale do Silício, mostrando os segredos das companhias que crescem mais rápido nos Estados Unidos. Dentre as principais questões que foram pontuadas como razões para o sucesso das empresas localizadas nesse polo, estão as universidades de boa qualidade localizadas nas proximidades, o grande investimento de capital de risco no local (cerca de 1/3 do total), a concentração de empresas de novas tecnologias e até mesmo o clima.
Para o empresário, o Brasil ainda precisa avançar na relação entre academia e empresariado, o que pode melhorar o desenvolvimento da indústria nacional. “As universidades brasileiras não têm tanta visão para a iniciativa empresarial”, argumentou.