Comex Day reúne empresários e executivos para debater comércio exterior
O Centro Internacional de Negócios da FIEC e o Conselho Temático de Relações Internacionais da FIEC (Corin) realizaram nesta quarta-feira (21/6), na Casa da Indústria, o Comex Day. O evento, em sua primeira edição, foi idealizado para apresentar e debater temas do cenário atual do comércio exterior cearense e brasileiro. O objetivo do evento era capacitar, incentivar a participação dos negócios locais no mercado internacional e esclarecer dúvidas.
A programação incluiu palestras de convidados com atuação nacional e internacional. A primeira delas foi do gerente geral de Câmbio e Comércio Exterior do Banco do Brasil – região Nordeste, Jairo Max Koller. Ele apresentou as soluções do banco de financiamento ao comércio exterior e destacou a importância de os empresários buscarem mais eficiência nos processos para se tornarem mais competitivas no mercado global. “O banco possui soluções que podem auxiliar as empresas na busca dessa maior eficiência, seja com consultorias, terceirização de processos ou capacitação”, disse.
Em seguida, foi a vez da palestra sobre as facilidades de se ter um entreposto aduaneiro, ministrada por Marcelo Araújo, CEO da AMS Crossborder Consulting, economista, consultor internacional há 30 anos em siderurgia e metalurgia, sediado na Flórida (USA). Segundo ele, as áreas aduaneiras e as zonas francas se tornaram um dos principais impulsionadores do desenvolvimento local, estimulando o crescimento econômico sustentável e a geração de empregos. Referindo-se ao Ceará, o especialista afirmou que o Estado tem a oportunidade única de ser um HUB (porta de entrada) de comércio internacional no hemisfério sul dadas as condições geográficas de Pecém, o que estimularia a indústria local.
Os aspectos logísticos do entreposto aduaneiro foram tratados por Murillo Melo, diretor de negócios do Grupo Columbia, administrador de empresas, especialista de comércio exterior, pós-graduado em Logística Empresarial e em Gestão de Negócios. Para finalizar, houve uma palestra sobre como o comércio exterior tem impulsionado o desenvolvimento do Ceará a partir do exemplo da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), com o presidente da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP) e gerente geral de Relações Institucionais e Comunicação da CSP, Ricardo Parente.
Participaram do evento, além de empresários e executivos, a gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Karina Frota, o diretor presidente da Ceará Portos, Danilo Serpa, o presidente da ZPE do Ceará, Mário Lima Júnior, o presidente da Câmara Temática do Comércio Exterior, Rômulo Alexandre Soares, o presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Ceará, Sérgio Amora, entre outras autoridades.
Reunião
Após o Comex Day, a Câmara Temática do Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro realizou uma sua reunião mensal na Casa da Indústria, aproveitando a oportunidade do evento. A reunião contou com a participação especial de entidades de caráter internacional localizadas no Ceará, como os consulados, câmaras de comércio e assessorias internacionais. O objetivo era debater a agenda de inserção internacional do Ceará junto a diversos mercados. Na ocasião, o Centro Internacional de Negócios da FIEC entregou estudos das relações bilaterais com cada país parceiro comercial do Ceará com representação consular no Estado.