Oportunidades de negócios com o Canadá são apresentadas a empresários na FIEC
Além da disputa entre Embraer e Bombardier no setor de aviação, Brasil e Canadá mantém relações comerciais vantajosas que renderam em 2016 um volume de negócios da ordem de 5,9 bilhões de dólares canadenses, sendo o Brasil o 14º mercado de exportação do Canadá e o 15º de importação. As oportunidades e as vantagens de se realizar negócios com o país que é uma das nações mais ricas do mundo foram apresentadas a empresários e executivos cearenses em palestra nesta quarta-feira (5/7), na Casa da Indústria. O evento faz parte de um ciclo de seminários chamado Conexão Nafta, realizado pelo Centro Internacional de Negócios da FIEC.
A palestra foi ministrada pela gerente do departamento de investimentos estrangeiros do Consulado do Canadá em São Paulo, Sheila Alves. Ela explicou que em 2017 o Canadá comemora 150 anos de independência do Reino Unido e, em função do aniversário, o consulado tem buscado parceria com os Estados para promover país e apresentar todas as oportunidades que podem beneficiar os empresários brasileiros em relação ao mercado canadense.
Segundo ela, a pauta de comércio internacional do Canadá é muito parecida com a do Brasil, baseada em commodities. No entanto, vem sendo feito um trabalho pelo governo para diversificar essa pauta, focando mais recentemente em inovação. Pequenas e médias empresas investem no Canadá como startups e isso está sendo fomentado através de um acordo em ciência, tecnologia e inovação assinado em 2008 para estreitar relações e implementar projetos em parceria com o Brasil.
“Será lançado um edital nos próximos dias para selecionar uma empresa brasileira que irá trabalhar em colaboração com uma empresa canadense para desenvolver um produto provavelmente no setor de tecnologias limpas e sustentáveis. Esse produto poderá ser explorado comercialmente em ambos os mercados e para o mundo inteiro. Então, esse edital é justamente para fomentar essa parceria entre os dois países e promover o comércio também”, antecipou.
A gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Karina Frota, afirma que o a intenção do evento é trazer oportunidades para as indústrias cearenses, abrindo mercado independente de que seja exportação ou importação. “O nosso foco é a geração de negócios e nós entendemos o comércio exterior como uma via de mão dupla. Hoje temos vários segmentos na pauta de importação e exportação do Ceará em que o Canadá aparece com destaque expressivo, especialmente no setor de castanha de caju em que o Canadá surge como um dos mercados prioritários de exportação”, destacou.