Inscrições abertas para programa que apoia indústrias a empreender no exterior
O Ceará é um dos 18 Estados onde está disponível o programa Rota Global e as inscrições para as empresas interessadas em participar estão abertas até 15 de setembro. O Rota Global oferece consultoria gratuita para indústrias consolidarem ou começarem a atuar no comercial internacional e é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com a União Industrial Argentina (UIA) e o Parque Tecnológico de Extremadura (Fundecyt-PCTEX), na Espanha, e tem o apoio do Ministério de Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).
A execução no Ceará é do Centro Internacional de Negócios da FIEC, que participou nos dias 17 e 18 de agosto de uma capacitação em Brasília (foto). A gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Karina Frota, explica que o destaque desse programa é o seu financiamento de R$ 1,2 milhão obtido junto à AL-Invest, programa da Comissão Europeia de fomento à competitividade de micro, pequenas e médias empresas da América Latina. “Esse é mais um estímulo à participação das indústrias cearenses, sobretudo as pequenas e médias, no mercado global”, afirmou.
Podem se inscrever negócios de todos os portes e setores industriais para participar da primeira fase do programa, que consiste em um questionário online de avaliação da maturidade de internacionalização da empresa. As inscrições são realizadas pelo site do programa. A meta da primeira etapa é avaliar a capacidade de atuação internacional de pelo menos 500 indústrias (não há limite de inscritos). Todos os candidatos receberão um relatório que identifica pontos fortes e desafios para a inserção internacional.
A partir do processo de avaliação, o Rota Global selecionará 200 empresas para a próxima fase, que vai até abril de 2018. Neste período, as indústrias receberão consultoria personalizada e gratuita para construir o plano de negócios de apoio à internacionalização ou consolidação da empresa no mercado externo. O objetivo é promover melhorias concretas na operação internacional em pelo menos 100 delas até junho do ano que vem.
Outras informações pelo (85) 3421-5421