Empresas cearenses participam do Circuito Moda Milão
Seis cearenses estão entre as 26 empresas brasileiras participantes de uma missão internacional de capacitação técnica ao Circuito Moda Milão, na Itália. A capacitação começou nesta segunda-feira (11/9) com uma aula sobre a história da moda italiana e como ela conquistou o mundo. A gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Karina Frota, acompanha o grupo.
De acordo com ela, a programação do primeiro dia mostrou a evolução em 50 anos de história do Instituto Europeu de Design (IED) Moda, uma das escolas de moda mais conceituadas do mundo. Os empresários tiveram a oportunidade de conhecer como a escola trabalha o vínculo entre empresas e o meio profissional e o processo de design que vai além de um mero requisito técnico ou formalismo estético, mas sim uma inovação estratégica comercial, de marketing e de negócios para as marcas.
A missão é uma realização do Centro Internacional de Negócios da FIEC, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Segue até sexta-feira e as empresas cearenses participantes são filiadas aos sindicatos da cadeia da moda – Sinditêxtil, Sindconfecções e Sindroupas. Entre elas, as vencedoras do concurso Ceará Moda Contemporânea.
Além do curso, os participantes realizarão visitas técnicas guiadas às empresas referência em Milão para fazer pesquisa de preço, avaliar vitrines, observar processos de exportação e importação, entre outros, o que contribui para a competitividade da indústria cearense.