Inteligência comercial eleva competitividade das empresas no mercado externo
Coletar informações e dados processados em insights para apoiar a tomada de decisões, mapeando riscos e oportunidades. Esse é o papel da Inteligência de Mercado dentro de uma empresa e os negócios que se valem dessa ferramenta ganham em competitividade, especialmente no mercado internacional. O assunto foi o foco de um workshop realizado nesta quinta-feira (19/10), na Casa da Indústria. O evento segue até amanhã (20/10) e é uma parceria entre a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), através do Centro Internacional de Negócios, e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC).
A palestra de Igor Isquierdo Celeste, analista da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), abriu o workshop "Inteligência Comercial como Diferencial Competitivo para o Comércio Exterior". Segundo ele, uma das dificuldades que se tem hoje para tomar decisões em relação às exportações é o excesso de informações. “Hoje temos um bombardeio de informações que vem da internet. Por isso, o trabalho deve ser focado em analisar as informações disponíveis e fazer um filtro para que as decisões sejam mais embasadas e mais rápidas”, disse.
Destinado aos profissionais de instituições de fomento do comércio exterior cearense, o objetivo da capacitação é mostrar a importância e os benefícios da Inteligência Comercial para as empresas que operam ou desejam se inserir no mercado internacional, ensinando como identificar novas oportunidades de negócios, entre outras. O evento é inédito no Norte e Nordeste e conta com a participação de especialistas das mais respeitadas instituições do país nas áreas de Inteligência Comercial e Defesa de Interesse, além da Apex-Brasil, como a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).