Declaração Única do Exportador (DU-E) é tema de curso na FIEC
O Centro Internacional de Negócios da FIEC realizou nos dias 6 e 7 de agosto o curso DU-E na Prática. Os participantes puderam aprender como funciona o novo processo de exportação no Portal Único Siscomex. Em 2 de julho entrou em vigor, para todas as empresas brasileiras, a Declaração Única do Exportador (DU-E). O curso buscou orientar despachantes aduaneiros, analistas de exportação, profissionais de comércio exterior e empresários sobre como operacionalizar a nova ferramenta.
A DU-E unifica todos os documentos e informações que precisam ser enviadas para a Receita Federal Brasileira na exportação de mercadorias. Este processo é fruto do Acordo de Facilitação de Comércio Internacional, que o Brasil e outros 111 países ratificaram na Organização Mundial do Comércio, firmado em 2013 e válido desde o fim do ano passado.
O curso foi ministrado pelo engenheiro de produção Luiz Policarpo, especialista em Estratégias e Habilidades de Negociações pela University of Michigan com conhecimentos específicos em gestão de processos na Cadeia Logística e Comércio Exterior, técnicas de simulações e otimizações e gerenciamento de riscos operacionais, controles internos e compliance para Cadeia Logística.
Sobre o CIN
O Centro Internacional de Negócios auxilia as empresas na inserção no mercado internacional, promovendo a cultura exportadora no Estado do Ceará. O CIN faz parte da Federação das Indústrias do Estado do Ceará - FIEC, que junto com Serviço Social da Indústria - SESI Ceará, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI Ceará e Instituto Euvaldo Lodi - IEL Ceará formam o Sistema FIEC.