Café Comex discute impactos das normas que regulam o transporte marítimo
As relações do transporte e do comércio marítimos são regidas por normas que podem gerar custos, riscos e responsabilidades para empresas de navegação e que atuam em atividades portuárias. Os impactos da regulação desse tipo de transporte foram tema do Café Comex, realizado nesta quarta-feira (29/8), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). O evento contou com uma palestra do advogado e mestre em Direito Marítimo pela Universidade London Metropolitan, Larry John Rabb Carvalho.
De acordo com ele, os custos portuários e a imprevisibilidade nos custos de transporte marítimo contribuem, cada vez mais, para o afastamento das pequenas e médias empresas do comércio internacional e das atividades de exportação. “Esse problema não vem sendo resolvido adequadamente pelo judiciário, em face da sobrecarga de processos e da falta de capacitação apropriada e vivência no setor da maioria dos magistrados, em que pese o seu esforço para amenizar o problema”, afirmou.
O Café Comex é uma iniciativa do Centro Internacional de Negócios da FIEC e tem a parceria da Promare Consultoria. Tem o objetivo de debater temas relevantes do comércio internacional e acontece mensalmente na sede da Federação.
Sobre o CIN
O Centro Internacional de Negócios auxilia as empresas na inserção no mercado internacional, promovendo a cultura exportadora no Estado do Ceará. O CIN faz parte da Federação das Indústrias do Estado do Ceará - FIEC, que junto com Serviço Social da Indústria - SESI Ceará, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI Ceará e Instituto Euvaldo Lodi - IEL Ceará formam o Sistema FIEC.