Ketchup de acerola desenvolvido por indústria cearense será lançado em Paris
Um ketchup natural, tendo como ingrediente principal a acerola orgânica em vez de tomate, desenvolvido pela indústria cearense Frutã e a Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Fundação Astef, foi um dos 197 produtos de empresas de todo o mundo selecionados a participar do SIAL Innovation, espaço para a exposição de produtos inovadores da SIAL Paris, uma das maiores e mais importantes feiras comerciais do setor de Alimentos e Bebidas do mundo. O natchup, como é denominado o produto, numa junção das palavras “natural” e “ketchup”, foi escolhido por júri especializado e agora concorre a um prêmio que prestigia os produtos mais inovadores do planeta.
A Frutã é uma indústria de polpas de frutas pasteurizadas filiada ao Sindialimentos, ligado à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), e conta com o apoio do Centro Internacional de Negócios da FIEC. A empresa, focada no mercado internacional, não só irá expor o produto como também lançá-lo comercialmente no evento da capital francesa. Localizada em Jaguaribe, a empresa hoje exporta polpas de frutas para países como Alemanha, França, Portugal, Bélgica e Portugal e pretende expandir os mercados, alcançando Estados Unidos, Caribe e Canadá.
De acordo com a empresária Ana Patrícia Diógenes, a indústria tem a inovação em seu DNA e mantém estreita parceria com instituições de pesquisa para o desenvolvimento de novidades. No caso do natchup, foi feita uma parceria com o departamento de Engenharia de Alimentos da UFC, sob a coordenação da professora Lucicleia Torres. A Frutã, destaca a empresária, investe na qualidade dos produtos e matérias-primas, no cuidado com o meio ambiente e na valorização de seus colaboradores, diferenciais que geram um custo que o mercado doméstico não paga, segundo ela. “Os países de primeiro mundo estão atentos a isso e por isso temos espaço no mercado estrangeiro. A nossa estratégia é focar na exportação para ganharmos competitividade”, diz.
A SIAL Paris é uma plataforma para quem quer acessar novas tendências mundiais e compradores da Europa, Ásia e Oriente Médio. Permite testar novos mercados, lançar novos produtos e conhecer os principais profissionais do setor para discutir os desafios futuros. Em sua última edição, em 2016, reuniu 7.020 expositores de 109 países e 155.700 visitantes de 194 localidades diferentes, com destaque para França, Bélgica, Itália, Países Baixos, Reino Unido, China, Espanha, Alemanha, Turquia e EUA. Do Brasil, 102 empresas participaram e voltaram com expectativa de negócios na ordem de US$ 1 bi.
O Ceará participará do evento também em um estande do Sindialimentos e no espaço da Apex Brasil, junto com empresas de outros estados brasileiros.