Japoneses prospectam negócios com empresas cearenses de cera de carnaúba
O diretor financeiro da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Edgar Gadelha, a coordenadora do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Lais Bertozo, e o gerente do Observatório da Indústria da FIEC, Guilherme Muchale, receberam nesta quinta-feira (18/9), na Casa da Indústria, o representante da empresa japonesa Chori, Yusuke Morioka, e o diretor da empresa Coltok, Regis Rodriguez.
A empresa japonesa, que já compra cera de carnaúba cearense, é especialista na compra e venda de insumos e maquinário para diversos setores, em especial para setor químico e têxtil. A vinda ao Ceará teve como objetivos fortalecer os laços entre o Estado e o Japão e identificar novos produtos para internacionalização. A empresa busca produtos locais que apresentem a brasilidade como diferencial competitivo.
Durante a reunião, o Centro Internacional de Negócios da FIEC e o Observatório apresentaram os números do Comércio Exterior cearense, bem como as relações entre Brasil, Ceará e Japão. Além da reunião na Casa da Indústria, os representantes estiveram no Museu da Indústria, onde tiveram a oportunidade de visitar a Exposição Carnaúba - A Árvore da Vida.
Há uma expectativa de que um acordo de comércio que está sendo negociado entre o Mercosul e o Japão seja fechado até o final desse ano. Se isso se concretizar, grandes oportunidades se abrirão para o Ceará. Além de identificar novos negócios com o Japão, a empresa também avalia a possibilidade da entrada de produtos cearenses na Indonésia, Malásia, Singapura, Coreia do Sul, Tailândia, Filipinas e Vietnã.