Curso sobre Cartas de Crédito é ofertado pelo Centro Internacional de Negócios da FIEC
Apresentar, analisar e discutir as principais características e o funcionamento das Cartas de Crédito, com ênfase nos aspectos comerciais, financeiros e cambiais, possibilitando conhecimentos técnicos sobre essa importante modalidade de pagamento do Comércio Internacional, através da interação entre a teoria e a prática. Esse é o objetivo do curso Carta de Crédito - UCP 600 e ISBP 745, que acontece nos dias 29 e 30/6, de 15h às 18h, na modalidade à distância ao vivo.
A formação é voltada para empresários, exportadores e importadores. A facilitadora é a mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul/UCS e professora, Simone Fonseca de Andrade Klein. Ela possui MBA em Comércio e Relações Internacionais, graduações em Administração - com habilitação em Comércio Exterior - e em Comunicação Social/Jornalismo. É professora e coordenadora junto a cursos de Graduação e Pós-Graduação nas áreas de Gestão e de Comércio Exterior. Simone atuou profissionalmente no câmbio do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul S.A.), de 2003 a 2013, e tem sólidas vivências na negociação e condução de operações cambiais de importação, exportação e financeiras, dentre elas, operações de crédito documentário (Carta de Crédito).
O conteúdo do curso inclui assuntos como: negociações internacionais e suas particularidades cambiais; riscos e vantagens inerentes ao comércio exterior e às modalidades de pagamento; Carta de Crédito (LC): características, regulamentação, intervenientes e fluxo operacional; obrigações e responsabilidades das partes em operações de LC; principais documentos envolvidos em operações de Carta de Crédito; aplicação da UCP 600 (Uniform Customs and Practice for Documentary Credits) da Câmara de Comércio Internacional (CCI/Paris); UCP 600 e ISBP 745 (International Standard Banking Practice) no regramento e análise de créditos documentários; prazos e critérios para a análise de Cartas de Crédito e seus documentos; discrepâncias e erros mais comuns em Cartas de Crédito; aceitação e recusa de documentos e demais aspectos bancários; adequação da modalidade de pagamento à relação comercial internacional.
A facilitadora, Simone Klein, explica que a Carta de Crédito é considerada por muitos autores a modalidade mais vantajosa e mais segura do comércio exterior porque oferece aos exportadores a possibilidade de garantirem o pagamento, desde que cumpram uma série de exigências e obrigações, e aos importadores, a garantia de que os fornecedores externos tenham cumprido todos os termos e condições documentais estipulados. "Embora seja uma modalidade extremamente relevante, por beneficiar as duas partes, implica uma série de deveres, obrigações, documentos, prazos e é disso que vamos tratar no curso", adianta.
Inscreva-se AQUI.