28 de janeiro é o Dia do Comércio Exterior; entenda a origem da data comemorada pelo CIN
Não é de hoje que os profissionais do Comércio Exterior têm no dia 28 de janeiro uma data a se lembrar. O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) faz questão de remontar o passado e parabenizar a todos os trabalhadores da área de Comex por essa tão batalhada função que move a economia e reduz a distância entre países.
O Dia do Comércio do Exterior se refere à abertura dos portos brasileiros às nações amigas, decretada pelo então Rei D. João VI ao chegar ao Brasil com sua família vindo de Portugal, em 1808. A partir dessa assinatura, os estrangeiros passaram a poder exportar produtos nacionais, como o açúcar, o algodão e o tabaco, e importar mercadorias da Europa, especialmente da Inglaterra. O decreto, porém, não permitia a exportação do Pau-Brasil.
Com a assinatura da determinação real, alguns portos brasileiros passaram a ser zona de fluxo de processos de comércio exterior, como os de Belém, Rio de Janeiro, São Luís e Recife. Desta forma, a atividade econômica brasileira passou a crescer após a instalação de comerciantes europeus por aqui, facilitando a compra e venda de produtos e modificando os hábitos e a realidade da população brasileira.
Apesar de a data demarcar o início do comércio exterior no País, a profissão é uma das mais antigas do mundo, uma vez que foi iniciada por volta de 8.000 a.C., através das atividades desenvolvidas por chineses e egípcios. Por essas e tantas outras razões, o CIN comemora o Dia do Comércio Exterior e parabeniza seus profissionais e parceiros.