FIEC realiza missão na Europa para participar da Intersolar 2023 e realizar benchmarking no setor agrovoltaico
Representantes do Sindienergia-CE, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, do Sindialimentos-CE e do Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEC estão realizando uma missão para ampliar os conhecimentos de mercado no setor de energias renováveis e da produção agrícola aliada à geração de energia solar, pela Europa, passando por Itália e Alemanha, entre os dias 9 e 16 de junho. Além de visitas a empresas, o grupo participa da Intersolar Europe 2023, em Munique.
A missão, organizada pelo CIN, em colaboração com o Núcleo de Energia da FIEC, conta com a presença do Presidente do Sindienergia, Luis Carlos Queiroz; além do Diretor de Geração Distribuída, Hanter Pessoa; e do Diretor Financeiro do Sindicato, Jonas Becker; o Diretor Financeiro do Sindialimentos, André Siqueira; o Consultor do Núcleo de Energia da FIEC, Jurandir Picanço; e o Especialista em Inteligência Competitiva do CIN, Fellipe Faria.
O Superintendente Regional do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, a Especialista Técnica do SENAI, Isabala Maciel, e o Gerente do Instituto SENAI de Tecnologia (IST) e do Centro de Inovação SESI (CIS), Carlos Egberto, também estão presentes na missão.
No primeiro dia, a comitiva visitou as operações da REM Tec, empresa italiana do setor agrovoltaico – que alia a produção agrícola à geração de energia solar. Já na Alemanha, os representantes da FIEC tiveram reuniões com o Vice-Cônsul do Brasil na Alemanha, Paulo Pacheco, e com membros do KfW, banco estatal alemão de desenvolvimento econômico.
A viagem deverá ser concluída com a participação nos três dias da Intersolar Europe 2023, realizada em Munique. O evento é considerado um dos maiores do setor de energia no mundo e discute tendências do mercado global para o presente e o futuro.
Segundo Fellipe Faria, a missão tem como objetivo a realização de benchmarking e networking com empresas europeias com elevado know-how e alto nível tecnológico de operação.