Dashboard Dinâmico do Centro Internacional de Negócios da FIEC: Potencializando estratégias de comércio no FIEC Summit 2023
No FIEC Summit 2023, maior evento de Hidrogênio Verde da América Latina, realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), na última semana, os visitantes tiveram a oportunidade de explorar um mundo de informações por meio do estande do Centro Internacional de Negócios (CIN). O grande destaque deste espaço foi o CIN Insights, um impressionante Dashboard em Power BI com dados de exportação e importação do Estado do Ceará, desde o ano de 2019, atualizado até o mês de setembro de 2023.
O painel disponibilizou uma visão abrangente do comércio exterior do estado, com dados que incluíram os principais setores e produtos que o Ceará exporta e importa, bem como os países com os quais mantém relações comerciais.
Por meio de fontes oficiais, os participantes puderam extrair insights valiosos através dos quais puderam identificar potenciais mercados internacionais de destino para os produtos nacionais no contexto das exportações, assim como potenciais mercados internacionais fornecedores de matérias-primas, máquinas e equipamentos no âmbito das importações.
Com uma interface intuitiva e visualmente atraente, o CIN Insights facilitou a compreensão do desempenho econômico do Ceará no cenário internacional.
“O uso do Power BI permitiu que os dados fossem apresentados de forma dinâmica, com gráficos interativos que destacavam tendências e padrões de comércio. Os visitantes puderam explorar as informações de maneira autônoma, personalizando sua experiência de aprendizado”, afirmou Mateus Rodrigo, Analista de Comércio Exterior Jr.
“O CIN Insights não apenas enriqueceu a experiência dos visitantes no estande do CIN, como também destacou o compromisso da FIEC em fornecer informações estratégicas para impulsionar o desenvolvimento econômico do Ceará. Por meio do Dashboard, pudemos demostrar “o papel fundamental no apoio à comunidade empresarial local e no fortalecimento das conexões internacionais do estado”, finalizou Karina Frota, Gerente do CIN.