FIEC recebe representantes de mais de 10 embaixadas e membros da CNI no Programa Conhecendo a Indústria
Como parte do roteiro do “Programa Conhecendo a Indústria” em Fortaleza, no Ceará, representantes de mais de 10 embaixadas, que fazem parte da comitiva da União Europeia, estiveram na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), na tarde desta quarta-feira (08/11), onde foram recebidos pelo Edgar Gadelha, Diretor Financeiro da FIEC; o Superintendente de Relações Institucionais, Sérgio Lopes e pela Gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEC, Karina Frota.
O Programa é desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que tem como objetivo apresentar o Sistema Indústria, as grandes unidades fabris brasileiras. Junto com a comitiva estão presentes também os representantes da CNI, Patrícia Fernandes e Tereza Cristina, Especialistas em Relações Governamentais; Stephanie Dominicalli, Analista de Políticas e Indústria e Guilherme Teixeira, Analista de Políticas e Indústria.
O Diretor Financeiro da FIEC, Edgar Gadelha, em nome do Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, deu as boas-vindas ao grupo e ressaltou a relevância de compartilhar informações valiosas com a comitiva, visando estabelecer possíveis parcerias e apresentar o vasto potencial econômico e industrial do Ceará. “Estamos entusiasmados em colaborar e promover oportunidades de negócios. Desejamos que sejam dias proveitosos a todos”, disse.
Na primeira parte da tarde, a Gerente do CIN, Karina Frota, conduziu uma apresentação abordando o Comércio Exterior do Ceará, destacando os benefícios oferecidos pelo CIN para aqueles que consideram a internacionalização como parte de sua estratégia empresarial, além de apresentar alguns dos serviços fornecidos pela instituição. "Estamos verdadeiramente satisfeitos em tê-los conosco e esperamos que os próximos dias sejam extremamente produtivos. Estejam à vontade para contar conosco no que for necessário", declarou Karina.
Após as apresentações iniciais para a comitiva europeia, o consultor de Energia da FIEC, Jurandir Picanço, fez uma breve apresentação ao grupo, destacando o considerável potencial das energias solar e eólica, bem como do hidrogênio verde no contexto do Ceará. Seguindo as apresentações, o Gerente do Observatório da Indústria, Guilherme Muchale, apresentou serviços e cases do Observatório da Indústria, colocando a ferramenta à disposição do grupo para futuras negociações. E o Gerente da Unidade de Tecnologia do SENAI Ceará (UNITEC), Tarcísio Bastos, fez a apresentação mais aprofundada sobre a estrutura do SENAI CE, destacando os projetos de sucesso, o Habitat de Inovação SESI SENAI, o recém-inaugurado Centro de Excelência em Transição Energética e os demais ligados às energias renováveis.
Encerrando o primeiro dia do Programa "Conhecendo a Indústria" no Ceará, Patrícia Fernandes, representante da CNI, expressou sua sincera gratidão pela calorosa acolhida de todos os presentes. Ela destacou que este é apenas o começo de um diálogo que promete proporcionar uma valiosa troca de informações. "Gostaria de agradecer a todos pela hospitalidade e reforçar a qualidade das apresentações que tivemos o privilégio de presenciar hoje. Sem dúvida, os próximos dias estarão repletos de informações enriquecedoras".
A comitiva permanecerá no Ceará até a sexta-feira desta semana, durante a qual estão programadas visitas a algumas indústrias de grande porte e ao Porto do Pecém.
A comitiva é composta por membros da União Europeia no Brasil; Embaixada da Polônia; Embaixada da França; Embaixada da Irlanda; Embaixada da República de Malta; Agência de Investimento e Comércio da Polônia; Embaixada da Suécia; Embaixada da Bélgica em Brasília; Delegação da UE no Brasil; Flanders Investment & Trade - Bélgica; Embaixada da Alemanha; Embaixada da Hungria e Embaixada da Espanha.