Sindialimentos promove seminário sobre Práticas de Comércio Exterior junto ao Ministério da Agricultura e Pecuárias
A Casa da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu, nesta quinta-feira (23/05), o Seminário "Práticas de Comércio Exterior junto ao Ministério da Agricultura", realizado pelo Sindicato das Indústrias da Alimentação e Rações Balanceadas do Estado do Ceará (Sindialimentos), com apoio do Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEC e do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Ceará (SINDACE).
O Auditor Fiscal do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Francisco Leandro foi o responsável por apresentar ao público presente, formado por empresários de diversos setores da economia cearense, informações sobre planos e responsabilidades ligados às boas práticas no comércio internacional.
Estiveram presentes no evento a Gerente do CIN e Presidente do Conselho de Relações Internacionais (CORIN) da FIEC, Karina Frota, o Presidente do Sindialimentos, Isaac Bley, e a Secretária do SINDACE, Cristiane Vieira.
Para Isaac Bley, a palestra representou uma abertura de portas para que as indústrias entendam os principais tramites do comércio exterior antes das tomadas de decisão voltadas à exportação.
"Foi um excelente Seminário com muitas informações valiosas. Essa aproximação entre o Centro Internacional de Negócios, os sindicatos e o MAPA é muito importante. São momentos de ensinamento e orientação sobre os detalhes do mercado internacional. Fica o ensinamento para que as indústrias possam, antes de fazer investimentos, conhecer bem os requisitos iniciais para se promoverem internacionalmente", afirmou.
Karina Frota avaliou que a iniciativa agrega em conhecimentos técnicos e trará reverberações positivas para os empresário e os seus empreendimentos nas práticas de exportação. "O Seminário permitiu compreender a importância da fiscalização e controle do trânsito internacional, principalmente de produtos e insumos agropecuários. Muito interessante garantir o ingresso de produtos em conformidade com os padrões estabelecidos".