Abertura do Fórum Nordeste Export reúne autoridades e lideranças do setor de logística, infraestrutura e transportes na Casa da Indústria
A Casa da Indústria recebeu, na noite de quinta-feira (20/06), a solenidade de abertura do Nordeste Export - Fórum Regional de Logística, Infraestrutura e Transportes, realizado em Fortaleza nos dias 20 e 21 de junho. Organizado pelo Grupo Brasil Export, o evento reuniu autoridades e lideranças nacionais e locais para debates sobre soluções para o setor e traçar conexões pelo desenvolvimento do Nordeste.
O Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), André Montenegro, representando o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, recebeu os participantes do fórum no Auditório Waldyr Diogo com discurso que enfatizou a necessidade de união de esforços para promover o progresso econômico e social da região. "É com imensa alegria que recebemos este fórum na Casa da Indústria. Hoje celebramos a união de esforços em prol do desenvolvimento do Nordeste, uma região de riqueza cultural inestimável e de potencial econômico extraordinário", afirmou.
Montenegro reforçou o compromisso da FIEC no apoio a ações e estudos que objetivam a geração de ideias inovadoras e soluções práticas que fortaleçam a Indústria no Ceará e em todo o Brasil, assim como trazer bem-estar para a população. O dirigente também apontou aos presentes a pauta da transição energética como um dos principais pontos de trabalho da Federação nos últimos anos.
"O mundo está passando por uma transformação energética sem precedentes e o Ceará está na vanguarda desta mudança. Estamos sempre buscando parcerias estratégicas para colocar o nosso estado como líder global na produção do hidrogênio verde. A nossa matriz energética propicia todas as condições para que estejamos nesta condição de destaque", pontuou.
Em sua fala, o CEO do Grupo Brasil Export, Fabrício Guimarães Julião, classificou o fórum Nordeste Export como um grande catalisador de estratégias e colaborações para que o setor de logística, infraestrutura e transporte encontre a sinergia necessária para resolver as suas principais demandas. "Eu vejo aqui, dentro desta comunidade, o sentimento de união. Juntos faremos a diferença, levantando as bandeiras de um setor que gera empregos, que gera renda e contribui para o desenvolvimento de todas as regiões brasileiras".
O CEO apontou que o Nordeste necessita aprimorar sua malha terrestre de transportes para aumentar a eficiência da movimentação de cargas e da mobilidade de seus habitantes e turistas.
"O Nordeste clama por ser a porta de entrada da carga que vem da Europa, que poderia ser muito maior. O Nordeste clama por uma carga de retorno da sua produção, seja de algodão, seja da fruta, seja do minério. O Nordeste clama pela atenção à energia renovável e a sua vocação natural. Eu não tenho dúvida que será o grande centro de energia renovável do Brasil, pelas condições óbvias a favor. E, logicamente, o Nordeste clama por acessos. Precisamos continuar trabalhando a intermodalidade. Não podemos mais ter portos isolados, pois porto isolado não gera competitividade e não tem resultado. Esse é o grande objetivo da pauta deste ano", complementou Julião.
Durante o ato solene, o Grupo Brasil Export entregou ao Sistema FIEC, representado pelo Vice-Presidente André Montenegro, uma placa em homenagem aos serviços prestados em defesa do fortalecimento da Indústria no Estado do Ceará.
Também participaram da cerimônia de abertura a Secretária-Executiva do Ministério de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori; o Secretário Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Marcus Cavalcanti; o Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Guilherme Caputo Bastos; o Diretor-Presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Tiago Sousa Pereira; o Diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Alber Furtado de Vasconcelos Neto; o Diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Lucas Asfor; o Presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, Hugo Figueiredo; o Presidente do Conselho Nacional do Brasil Export, José Roberto Campos; a Presidente do Conselho Feminino do Brasil Export, Gilmara Temóteo; o Presidente do Conselho do Nordeste Export, Aluísio Sobreira; o Presidente Executivo do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), Mário Pôva; e o Presidente do Instituto Brasileiro de Logística (IBL), Ricardo Molítzas.
Programação e debates
Na sua quinta realização em 2024, o fórum regional Nordeste Export consiste em dois dias de palestras que trazem temas atuais nas áreas de tecnologia, inovação, planejamento estratégico, além de discussões técnicas e troca de experiências por parte de representantes do setor. Antes da abertura do evento, os inscritos participaram de visita técnica ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), com apresentação institucional da Companhia Docas do Ceará, das instalações da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e terminais do complexo.
Presidente do CIPP, Hugo Figueiredo destacou no fórum que um dos principais desafios hoje é avançar com uma logística mais competitiva e modelos que podem ser replicados entre portos e outros modais.
"A gente vem acompanhando a necessidade de redução dos impactos das mudanças climáticas e, diante de questões geopolíticas, a necessidade da reorganização das cadeias produtivas. Por outro lado, há grandes mudanças tecnológicas acontecendo. Nesse ambiente, os portos têm um papel muito preponderante, que neles convergem uma série de modais. Nós temos convergência de modais terrestres aqui no Ceará, a Transnordestina chegando até 2027, praticamente dobrando o volume de cargas movimentada pelo Porto do Pecém. No setor aeroviário, nós já tivemos a oportunidade de mostrar o potencial do Pecém para produção de combustível sustentável de aviação a partir de energias renováveis. Para os portos convergem uma série de soluções. Por isso, ter a oportunidade de discutir isso em um fórum desses é muito importante", expôs.
Para o Diretor da ANTT, Lucas Asfor, o Nordeste Export já é parte importante do calendário nacional no que se refere às discussões de infraestrutura, logística e transporte. "Aqui é uma oportunidade de ouro para buscarmos soluções e enfrentarmos desafios que os setores passam, como também fortalecermos os nossos laços. Com os laços fortalecidos e integrados, com certeza a gente consegue avançar".
O Diretor da ANAC, Tiago Sousa Pereira, acrescentou que reunir especialistas para compartilhar expertises para boas práticas do segmento é o melhor caminho para superar os desafios do presente. "Nós conseguimos trocar ideias, discutir projetos de desenvolvimento e fazer integração entre os modais de logística. É super importante estar aqui com todo mundo e poder focar no Nordeste e no desenvolvimento de projetos para a região".