Karina Frota recebe visita da Cônsul-Geral da Argentina
A Presidente do Conselho de Relações Internacionais Gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Karina Frota, recebeu nesta segunda-feira (22/07), na Casa da Indústria, a Cônsul-Geral da Argentina, Julieta Grande. O encontro teve como objetivo principal fortalecer as relações comerciais entre as indústrias cearenses e argentinas.
Karina Frota ressaltou a relevância da Argentina como parceira comercial do Ceará, especialmente na exportação de calçados cearenses e importação de trigo e cereais argentinos. "A visita da Cônsul Julieta hoje foi pautada em identificar oportunidades de negócios para setores que ainda não participam desse intercâmbio comercial", explicou.
A Gerente do CIN mencionou a possibilidade de expandir o comércio em novos setores como alimentos, laticínios e bebidas, considerando as mudanças recentes na legislação argentina que facilitaram as importações. "O comércio exterior é uma via simultânea. Devemos compreender a importância de vender o produto e identificar potenciais fornecedores de insumos e matéria-prima".
Para Julieta Grande, a troca de ideias durante o encontro gerou perspectivas positivas para que ações conjuntas sejam realizadas. "A ideia é estreitar os laços entre as indústrias no Ceará e as indústrias na Argentina, e fortalecer o conhecimento mútuo. Parte da pauta que a gente conversou é que as indústrias cearenses sejam mais conhecidas pela Argentina e a cultura argentina seja mais próxima da sociedade do Ceará", afirmou.
A Cônsul-Geral também destacou a importância de identificar oportunidades para potencializar o comércio bilateral por meio da promoção comercial, além de se familiarizar com os processos do comércio exterior. "Nós temos vários projetos em que vamos desenvolver ao longo dos próximos meses. Estamos à disposição da Indústria no Ceará para proporcionar mais informação sobre a Argentina e as oportunidades comerciais, tanto de importação quanto de exportação", completou.