Energia eólica offshore é destaque na reunião da Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimentos Estrangeiros
A Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimentos Estrangeiros (CS COMEX e IE) promoveu, nesta semana, um webinar com o tema "Brazil & LATAM Offshore Wind Supply Chain Opportunities", reunindo representantes da delegação canadense no Ceará. O evento abordou o fornecimento de energia eólica offshore, destacando seu potencial transformador para a matriz energética global e as oportunidades para o Brasil e a América Latina no setor. A energia eólica offshore utiliza turbinas instaladas no mar para capturar ventos mais fortes e consistentes, tornando-se uma alternativa sustentável para atender à crescente demanda energética e impulsionar a transição para fontes renováveis.
A reunião também marca o retorno das atividades da Câmara Setorial, reforçando os laços comerciais entre Brasil e Canadá. Entre os participantes estavam Ana Karina Frota, presidente do Conselho de Relações Internacionais da FIEC e gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN), Igor Gonçalves, presidente da Câmara Setorial de COMEX e Investimento Estrangeiro, Paulo Gonçalves, ex-presidente do Sindicato das Indústrias de Frio e Pesca no Estado do Ceará (Sindifrio) e diretor da Compex, Indústria de Pesca e Exportação Ltda, e Roberto de Matos Brito Gradvol, representante da Câmara Setorial de Economia do Mar.
"A reunião da Câmara Setorial de Comércio Exterior destacou as promissoras oportunidades de negócios entre o Ceará e o Canadá, com ênfase na cadeia de suprimentos para energia eólica offshore. 'As perspectivas são extremamente positivas, especialmente nesse setor estratégico', afirmou Karina Frota."
O encontro ressaltou o compromisso de fomentar parcerias estratégicas e explorar novas possibilidades de investimento no setor energético, colocando o Ceará como um hub para o desenvolvimento da energia eólica offshore.